5 found
Order:
  1. Frei Manuel do Cenáculo, aspectos da sua actuaçaõ filosófica.Francisco da Gama Caeiro & Manuel Do Cenáculo Vilas-Boas - 1959 - Lisboa: Centro de Estudos de Psicologia e de História da Filosofia anexo à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Edited by Cenáculo Vilas-Boas & Manuel do.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Pensar a cultura portuguesa: homenagem ao Prof. Doutor Francisco José da Gama Caeiro.Francisco da Gama Caeiro & Universidade de Lisboa (eds.) - 1993 - Lisboa: Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
    O presente volume reune quase uma trintena de artigos com temas culturais, de consagrados autores portugueses e brasileiros, que assim pretenderam homenagear o Professor. oordenada por Joaquim Gonçalves, a obra é estruturada em 4 partes. As três primeiras agrupam as intervenções, consagrando-se a quarta à vida e obra do homenageado.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Domingos Maurício, S. J. Sua Contribuição Para o Estudo do Pensamento Filosófico Português.Francisco da Gama Caeiro - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (4):619 - 649.
    Autor de vasta e rigorosa obra de investigação histórico-filosófica, Domingos Maurício participou no corpo incial dos redactores da. Revista Portuguesa de Filosofia, cabendo-lhe a autoria do texto programático de abertura da publicação, em 1945. Como investigador, as directrizes de trabalho que Domingos Maurício prosseguia ligavam--se, em parcela significativa, àquelas que viriam a ser definidas e executadas pela própria Revista, daí resultando o interesse de uma análise em termos de recíproca aproximação, para efeitos deste estudo. A recuperação do prestígio intelectual dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Mário Martins e a Cultura Medieval Portuguesa.Francisco da Gama Caeiro - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (4):599 - 618.
    A actividade científica de Mário Martins, S.J. (1908-1990) integra-se em uma directriz que aponta para a valorização do pensamento português, um dos objectivos precípuos da Revista Portuguesa de Filosofia, de que aquele foi colaborador. Pode definir-se o alcance da tese que está subjacente aos estudos de M. Martins: - a existência du. duma constante no Homem, quando este é considerado globalmente, como ser vivo e senhor de sentimentos e de aspirações em larga medida comuns a todos os tempos. Os termos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    Os Jesuítas e a educação setecentista no Brasil: Notas para uma revisão histórica.Francisco da Gama Caeiro - 1994 - Revista Portuguesa de Filosofia 50 (1/3):103 - 113.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark